Negócios

O que é um MVP e como construir um?

O conceito de MVP (Produto Mínimo Viável) veio para revolucionar o mundo dos negócios. É um modo de se certificar que você está investindo seu tempo e recursos em algo que realmente interessa a seu público-alvo.

Rafael Alencar

23/08/2023

9 min duração

Post do blog da Teppa

O conceito de MVP (Produto Mínimo Viável) veio para revolucionar o mundo dos negócios

O livro ‘Startup Enxuta’ (Lean Startup) de Eric Ries trouxe esse conceito para o mainstream, oferecendo uma abordagem sistematizada para construir e validar rapidamente uma ideia de negócios.

Não significa que você deve lançar um produto de qualidade inferior. Ao contrário, é uma maneira de começar com uma versão mínima do seu produto e, a partir daí, construir um produto melhor. 

É um modo de se certificar que você está investindo seu tempo e recursos em algo que realmente interessa a seu público-alvo.

É uma versão mínima do produto que pode ser lançada rapidamente para testar a hipótese de negócios e coletar feedback do usuário.

O Conceito de MVP

MVP é um dos mais importantes conceitos para qualquer empreendedor, com o significando “Produto Mínimo Viável”, é um termo usado para descrever o protótipo mais simples de um produto que você pode criar e lançar

Ou seja, é uma versão simplificada de um produto que ainda não está totalmente desenvolvido.

Este conceito surgiu como uma abordagem para o desenvolvimento de produtos que permite que os empreendedores ganhem insights e aprendam com seus usuários antes de investir tempo, recursos e dinheiro em seu produto. 

Ao contrário de desenvolver um produto completo antes de lançá-lo, os empreendedores conseguem feedback dos usuários, percebe o que funciona e o que não funciona, e ajusta seu produto de acordo.

Por que Construir um MVP?

Sua construção traz vários benefícios. O primeiro é que permite que você teste seu produto com usuários reais. 

E isso permite que você obtenha feedback sobre como melhorar o produto antes de investir tempo e dinheiro no desenvolvimento. 

Dessa forma, economizando tempo e recursos, pois você não precisa desenvolver todos os recursos desejados de uma vez. 

Definindo seu MVP

Para definir seu MVP, você precisa primeiro entender o problema que seu produto está tentando resolver. 

Se estiver trabalhando com um produto digital, como desenvolvimento de softwares, sites, plataformas/sistemas web, por exemplo: E-commerce, marketplace, plataformas de pedidos de delivery, você deve considerar a experiência que quer criar para os usuários.

Se estiver trabalhando com um produto físico, você deve considerar as características do produto e como elas atendem às necessidades dos usuários.

Depois de ter uma compreensão clara do problema que seu produto está tentando resolver, você deve considerar quais funcionalidades são necessárias para que seu produto seja bem-sucedido.

Planejando seu MVP

O planejamento é uma etapa importante no desenvolvimento de qualquer produto ou serviço, pois é aí que o produto começa a tomar forma.

Para planejar o MVP, é necessário conhecer a área de atuação, a demanda do mercado, os recursos necessários e as possibilidades de entrega.

Para isso tem que realizar uma pesquisa de mercado para identificar oportunidades e demandas, além de desenhar o produto, definir os recursos necessários, incluindo a escolha de plataformas e tecnologias.

Com essa finalidade você pode contar com ajuda de uma empresa especializada como a Teppa

Estabelecendo Objetivos de MVP

Todos os objetivos devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e limitados no tempo. 

Esses objetivos devem ser traçados de forma a direcionar o produto para o público-alvo, por exemplo para criar um site para uma empresa o desenvolvedor deve entender quais são os requisitos para o sucesso do produto.

E como são produtos definidos com base no feedback do usuário, devem se concentrar na simplicidade, sendo importante manter seu produto simples e focado.

Desenvolvendo seu MVP

Ao desenvolver um MVP, você pode testar sua ideia, obter feedback do público e ajustar seu produto antes de investir tempo e recursos em um produto final. Aqui estão algumas etapas:

  • Defina o objetivo: Você precisa ter uma visão clara de como seu produto melhorará a vida das pessoas.
  • Identifique seu público-alvo: Identificar seu público-alvo ajudará a entender melhor as necessidades e desejos dele.
  • Escolha tecnologias: Você precisa escolher as tecnologias que ajudará você a criar um produto que funcione bem e seja fácil de usar.
  • Crie protótipos: Isso ajudará você a ver como o produto funcionará antes de investir tempo e recursos para desenvolvê-lo.
  • Teste: Depois de criar protótipos, é hora de testar seu produto com seu público-alvo. O feedback que você recebe ajudará você a ajustar o produto antes de lançá-lo.

Testando seu MVP

Testar o MVP é essencial para garantir que ele seja eficaz e atenda às expectativas dos usuários:

  • Testes de usabilidade ajudam a identificar problemas no uso e identificar o que precisa ser melhorado.
  • Testes de aceitação são projetados para garantir o atendimento às necessidades dos usuários e se eles estão satisfeitos com o produto.
  • Testes de desempenho são projetados para verificar se é capaz de executar as tarefas que ele foi projetado para fazer, se está funcionando corretamente ou não.

Aprendendo com seu MVP

Ao construir este tipo de produto, você descobre o que seus usuários realmente querem, e ver quais recursos são mais importantes.

Isso significa que você pode adicionar recursos ou remover os que não são necessários. Você também pode melhorar a experiência do usuário, tornando-a mais intuitiva e fácil de usar.

E também descobrir quais são os melhores canais para promover seu produto ou serviço. 

Lançando seu MVP

Para lançar com sucesso um MVP, é importante que você tenha em mente que o produto não estará pronto para o mercado, é apenas uma versão mínima do produto que está sendo desenvolvido. 

Ele deve conter apenas as principais funcionalidades e recursos. É importante que você se concentre em fornecer uma experiência de usuário agradável, mesmo que seja uma versão limitada.

Seu objetivo é atrair o maior número de usuários possível para testar o produto e conseguir feedbacks úteis, afinal você quer que seu projeto seja um sucesso para o público, não é mesmo?

Otimizando seu MVP

Vale salientar que um bom MVP, é construído com base nos feedbacks rápidos e otimizado para atender as necessidades dos clientes é produto de aperfeiçoamento constante.

Sendo que o objetivo é minimizar tempo e investimentos em seu desenvolvimento, focando na qualidade para que o produto atenda às necessidades do usuário e possa começar a ser vendido o quanto antes.

E ainda, sendo um produto digital, o processo de desenvolvimento de produtos deve ser realizado de forma iterativa, testando e validando as hipóteses de forma rápida e eficiente.

Dessa forma, com a tecnologia sendo uma ótima aliada de sua empresa, você deve conhecer a importância de ter um software personalizado para ajudar a eficiência de sua empresa na criação de seus MVPs.

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